Você sabe congelar corretamente os alimentos?

By 28 de agosto de 2017setembro 13th, 2018Público Geral

Semana passada falei aqui sobre os benefícios e as possibilidades envolvidas no congelamento de alimentos. Mas fica a dúvida: como se congela corretamente?

Existe algo chamado branqueamento de alimentos! É uma etapa necessária para quase todos os alimentos que serão congelados. O branqueamento consiste em colocar os alimentos (frutas e legumes) higienizados e picados em água fervente por 2 a 3 minutos, depois passar o alimento para água com gelo até resfriar totalmente. Esse processo faz com que algumas enzimas sejam inativadas e assim impede que o alimento escureça, por exemplo, ou se deteriore. Há alguma perda de nutrientes nessa água, mas não tão significativa. Uma boa opção também é fazer o branqueamento no vapor!
Importante: nem todo alimento precisa ser branqueado. Algumas hortaliças, morango, amora e berries em geral não precisam!

A seguir, deve-se colocar esse alimento branqueado em embalagens próprias para isso e muito bem identificadas com a data que está sendo branqueado e congelado. Na hora de fechar a embalagem tentar tirar o máximo de oxigênio possível.

A validade varia entre os alimentos, mas se todos essas etapas forem cumpridas adequadamente, os alimentos duram em média 3 meses no congelador!
Gostou da dica? Comenta aqui o que achou!

[wpdevart_facebook_comment count_of_comments=”100″]