Skip to main content

Sucos mistos de frutas e hortaliças melhoram a saúde cardiovascular

By 11 de setembro de 2017setembro 13th, 2018Público Geral

Muito se fala sobre os sucos e seus possíveis efeitos deletérios. Mês passado mesmo tinha blogueira e doutor de internet falando que sucos causam cirrose hepática. Como aqui não faço uso de falácia, trago o que há de evidência científica real:

Zheng e colaboradores publicaram em 2017 um artigo de revisão sobre o efeito dos sucos de frutas e verduras sobre a saúde cardiovascular na revista International Journal of Molecular Sciences. Os pesquisadores encontraram os seguintes resultados sobre a ingestão diária de um copo de suco misto de verdura + fruta:

  • Ajudam a controlar a pressão arterial;
  • Melhora o colesterol e os triglicerídeos sanguíneos;
  • Inibe a agregação plaquetária (prevenindo trombose);
  • Exerce efeitos anti-inflamatórios (melhorando glicose sanguínea);
  • Previne hiperhomocisteinemia (importante marcador de distúrbios vasculares, como aterosclerose).
  • Esses feitos são possíveis graças aos inúmeros compostos bioativos presentes nesses alimentos, que passam para os sucos. Portanto, quanto mais variedade melhor!

Claro que comer a fruta é SEMPRE melhor que tomar suco. Mas há benefícios sim na ingestão de sucos, principalmente se feitos juntando hortaliças e frutas. Deve-se evitar usar açúcar e sempre que possível evitar coar também.

REFERÊNCIA
ZHENG, J. et al. Effects and Mechanisms of Fruit and Vegetable Juices on Cardiovascular Diseases. International journal of molecular sciences, v. 18, n. 3, p. 555, 2017.