Sol para aumentar a Vitamina D

By 21 de setembro de 2017maio 4th, 2019Público Geral

Na correria e na violência de hoje em dia as crianças estão cada vez mais enclausuradas dentro de condomínios e grades, sem contato com o mundo exterior e o sol. O problema é que isso gera problemas de saúde!

Alguns pesquisadores brasileiros da Universidade Federal de Viçosa publicaram agora em 2017 um artigo na revista Public Health Nutrition, onde avaliaram os marcadores antropométricos, composição corporal, marcadores bioquímicos e níveis sanguíneos de vitamina D em 378 crianças de 7 a 8 anos.

Surpreendentemente eles encontraram o resultado de que grande parte das crianças estava com deficiência de vitamina D, mesmo num país tropical como o nosso. Além disso eles viram que essa deficiência de vitamina D está relacionada à presença de resistência à insulina, independente da composição corporal!

Ou seja: sem sol, há risco de resistência à insulina independente se a criança tiver peso adequado ou sobrepeso.

Deixem as crianças brincarem no sol um pouco. Claro que com os devidos cuidados, mas é sempre importante que a pele delas tenha contato com os raios solares!

REFERÊNCIA
MILAGRES, L. et al. Vitamin D insufficiency/deficiency is associated with insulin resistance in Brazilian children, regardless of body fat distribution. Public Health Nutrition, 1-9. 2017.