Skip to main content

Ser vegetariano é bom para a saúde?

By 23 de outubro de 2017maio 4th, 2019Público Geral

Muitos mitos e inverdades rodeiam o vegetarianismo, sendo um deles que uma alimentação vegetariana pode causar deficiências nutricionais. Isso não é verdade. Uma dieta vegetariana bem planejada e variada é capaz de suprir todos os nutrientes necessários à saúde humana.
Mas afinal, a dieta vegetariana é boa ou não? Dinu e colaboradores publicaram um estudo de revisão em 2017 comparando desfechos em saúde entre vegetarianos/veganos e onívoros. Os resultados que eles encontraram foram os seguintes:

  • Vegetarianos têm incidência 25% menor de infartos que onívoros;
  • Vegetarianos têm 8% menos câncer que onívoros;
  • Veganos têm 15% menos câncer que onívoros.

Então SIM, ser vegetariano é muito bom para a saúde e para o planeta. É importante lembrar que vegetarianismo envolve um estilo de vida, acompanhado de outras escolhas que devem ser respeitadas.

Não defendo que todo mundo exclua os produtos animais da dieta, pois cada indivíduo possui suas preferencias e hábitos. Entretanto, é inegável que uma dieta vegetariana possui vários benefícios à saúde.

A chave para tudo é a moderação! Você que come carnes, ovos e laticínios, pergunte-se se toda a quantidade que você ingere é mesmo necessária. Temos proteínas, cálcio, ferro e demais micronutrientes em abundância nos produtos de origem vegetal, além de muitos outros compostos benéficos.

REFERÊNCIA
DINU, M. et al. Vegetarian, vegan diets and multiple health outcomes: a systematic review with meta-analysis of observational studies. Critical reviews in food science and nutrition, v. 57, n. 17, p. 3640-3649, 2017.