Repete Comigo: Carboidrato a noite não engorda

By 13 de novembro de 2017maio 4th, 2019Público Geral

Há dois estudos que mostram que o consumo de carboidratos antes de dormir causa praticamente o mesmo efeito do consumo de proteínas em questão de aumento de gasto energético pela manhã, saciedade e diminuição de apetite (Kinsey et al, 2014; Madzima et al, 2014).

Lembrem-se sempre: o que gera o ganho de peso não é o alimento X ou Y, o carboidrato ou a gordura. É a soma dos hábitos alimentares, das atividades físicas, das questões hormonais, comportamentais e psicológicas. É o estilo de vida que determina isso! Não devemos reduzir o sobrepeso e a obesidade a um único alimento ou nutriente.

Então para sanar de vez essa dúvida: carboidrato a noite NÃO engorda. É mais importante avaliar a quantidade total de carboidratos que você ingeriu no dia do que se preocupar somente com a noite.

REFERÊNCIAS
KINSEY, A. W. et al. Influence of night-time protein and carbohydrate intake on appetite and cardiometabolic risk in sedentary overweight and obese women. British Journal of Nutrition, v. 112, n. 3, p. 320-327, 2014.
MADZIMA, T. A. et al. Night-time consumption of protein or carbohydrate results in increased morning resting energy expenditure in active college-aged men. British journal of nutrition, v. 111, n. 1, p. 71-77, 2014.