Que tal fazer uma horta com seu filho?

By 17 de agosto de 2017maio 4th, 2019Maternidade, Público Geral

Muitos pais reclamam que é muito difícil fazer seus filhos comerem frutas, legumes e hortaliças. É verdade que alimentos ultraprocessados possuem características mega-palatáveis e parecem mais atrativos para crianças e adolescentes, mas sabemos os efeitos negativos que esses alimentos podem causar. O que fazer então para fazer seu filho comer bem?

Uma técnica relativamente simples e barata: uma horta! Essa é uma técnica que causa benefícios especialmente na faixa entre os 5 e os 15 anos, pois estimula a criança e o adolescente a ver de onde vêm os alimentos e que o que ele come precisa ser bem cuidado. É uma experiência que vai além da alimentação – ensina seu filho a ser responsável, estimula sua cognição e habilidades manuais, gera vínculo… e ainda faz com que a criança se sinta mais aberta a possibilidades na alimentação e que coma com mais variedade. (Langellotto & Gupta, 2012).

Uma outra sugestão muito legal que gera muito resultado é conversar com a creche ou escola do seu filho para que eles desenvolvam uma horta lá! O estudo de revisão de Robinson-O’Brien, Story & Heim (2009) publicado no Journal of American Dietetic Association mostra que essa atividade no ambiente escolar gera menor rejeição de frutas, legumes e hortaliças.

Que tal separar um espacinho dentro de casa para uma horta? Até em apartamento dá para fazer! Converse também na creche ou na escola de seu filho para que eles implantem uma horta lá!

REFERÊNCIAS:
LANGELLOTTO, G. A.; GUPTA, A. Gardening increases vegetable consumption in school-aged children: A meta-analytical synthesis. HortTechnology, v. 22, n. 4, p. 430-445, 2012.
ROBINSON-O’BRIEN, R; STORY, M; HEIM, S. Impact of garden-based youth nutrition intervention programs: a review. Journal of the American Dietetic Association, v. 109, n. 2, p. 273-280, 2009.