Minha opinião sobre a Dieta Alcalina

O criador da dieta alcalina (Robert Young) foi condenado e preso nos EUA pelas suas práticas com essa dieta, além de exercício ilegal da medicina. Ele confessou no tribunal que não é médico, não é nutricionista, não é profissional da saúde e muito menos é PhD em alguma coisa. A formação dele é apenas de ensino médio. Para saber mais sobre as práticas inacreditáveis desse ser leiam a matéria da BBC Brasil: http://www.bbc.com/portuguese/geral-38711259 e da NBC: http://www.nbcsandiego.com/news/local/pH-Miracle-Author-Robert-O-Young-Sentenced-431659933.html

Então NÃO, dieta alcalina e água alcalina não funcionam. É pseudo-ciência! Um ou outro argumento é verídico, mas no geral essa dieta é apenas mais uma da moda sem eficácia, vendida por alguém que não tem a mínima formação em nutrição.

O organismo humano saudável é capaz de regular o pH sanguíneo naturalmente, através de uma série de mecanismos, principalmente através dos pulmões e rins. Acho que essa informação resume bem se funciona ou não…
Os estudos que existem envolvendo pH dos alimentos e a saúde não são conclusivos. Alguns exemplos de alimentos alcalinos são frutas e hortaliças. Frutas e hortaliças são riquíssimas em compostos bioativos, fibras e micronutrientes! Mas temos que ter uma visão crítica: esses que mostram benefícios são por conta a “alcalinização” que o alimento proporciona ou pelo alimento como um todo? Os benefícios mostrados são de toda essa matriz alimentar ou do pH que é imediatamente regulado pelo corpo??? O que vocês acham??

REFERÊNCIAS
FENTON, T. R.; HUANG, T. Systematic review of the association between dietary acid load, alkaline water and cancer. BMJ open, v. 6, n. 6, p. e010438, 2016.
WILLIAMS, R. S.; KOZAN, P.; SAMOCHA-BONET, D. The role of dietary acid load and mild metabolic acidosis in insulin resistance in humans. Biochimie, v. 124, p. 171-177, 2016.
HANLEY, D. A.; WHITING, S. J. Does a high dietary acid content cause bone loss, and can bone loss be prevented with an alkaline diet?. Journal of Clinical Densitometry, v. 16, n. 4, p. 420-425, 2013.