Está na hora de abandonar os potes de plástico!

By 16 de novembro de 2017setembro 18th, 2018Público Geral
[et_pb_section admin_label=”section”] [et_pb_row admin_label=”row”] [et_pb_column type=”4_4″] [et_pb_text admin_label=”Text”] Já é hábito na casa de todos nós brasileiros ter pote de sorvete, pote disso, pote daquilo… uma imensidão de potes de plástico para guardar alimentos.

Que o plástico é um material extremamente poluente e resistente à degradação, todo mundo sabe. Ele não é nada sustentável e se acumula na natureza de forma absurda. Mas você sabia que ele também faz mal à saúde?

Pois é! Os plásticos em geral contêm uma substância derivada do petróleo chamada Bisfenol A (ou BPA). Essa molécula se desprende da matriz do plástico e se mistura ao alimento, principalmente quando o alimento está quente.

Já são relatados vários efeitos deletérios do BPA sobre a saúde humana, mas só para tomar um como exemplo: ele causa hiperuricemia! Aumento na produção de ácido úrico no organismo. Ácido úrico elevado é fator de risco para gota!

E como o BPA faz isso? Ao que tudo indica ele se liga diretamente na enzima Xantina Oxidase no fígado e aumenta sua atividade, aumentando a produção de ácido úrico (Ma et al, 2017).

O que fazer então? Simples: sempre preferir potes de VIDRO! Vidro é um material reutilizável, duradouro e que não gera essa toxicidade.

Então vamos tentar deixar de lado os potes de plástico?

REFERÊNCIA
MA, L. et al. Bisphenol A promotes hyperuricemia via activating xanthine oxidase. The FASEB Journal, p. fj. 201700755R, 2017.
[/et_pb_text] [/et_pb_column] [/et_pb_row] [/et_pb_section]