Espiritualidade e Saúde: O que tem a ver?

By 26 de setembro de 2017maio 4th, 2019Público Geral

Quando se pensa em saúde, logo se pensa em saúde física. Saúde mental é negligenciada boa parte das vezes. Espiritualidade então… nem se comenta.

É certo que espiritualidade é algo bem íntimo e individual, que ninguém deve se meter. Mas é importantíssimo levá-la em conta quando se pensa em saúde! Cabe a nós, profissionais da saúde, respeitar qualquer que seja a espiritualidade da pessoa e inclusive incentivá-la a se conectar com ela, na medida do possível, pois isso será mais um fator que promoverá saúde no paciente.

Isso não quer que quem não tenha espiritualidade seja prejudicado ou algo do tipo, pelo contrário. Cada pessoa é única e os efeitos disso dependem do conjunto da obra.

A espiritualidade pode ser benéfica trazendo um propósito para a vida das pessoas, integrando em comunidades, trazendo resultados concretos (como grupos de apoio para se livrar do tabagismo, por exemplo) e vários outros aspectos.

Se você exerce ou possui alguma espiritualidade, agarre-se nela e exerça-a sempre! Sua saúde agradecerá. Se você não exerce ou não possui, tudo bem também. Procure ter um estilo de vida em comunidade, conciliando obrigações com lazer e sua saúde também agradecerá!

REFERÊNCIA
VANDERWEELE, T. J.; BALBONI, T. A.; KOH, H. K. Health and Spirituality. JAMA, v. 318, n. 6, p. 519-520, 2017.