Skip to main content

Dieta dos Pontos não é a solução

By 16 de outubro de 2017setembro 13th, 2018Público Geral
Sabe aquela dieta que você soma pontos para os alimentos? Come de tudo, quando quiser, desde que esteja dentro do seu “limite diário”? DEFINITIVAMENTE ela NÃO é a solução para emagrecimento.
Emagrecimento é um processo complexo, no qual diversos fatores estão envolvidos. A contagem de caloria – que é o que essa dieta promove – é apenas um PEQUENO fator para que o emagrecimento ocorra. Só para citar alguns dos outros fatores envolvidos:
– Comportamento alimentar;
– Ambiente alimentar;
– Saúde mental;
– Microbiota intestinal;
– Genética e epigenética;
– Exposição a xenobióticos e disruptores endócrinos.
E vale destacar que a QUALIDADE do que se come vale tanto quando a QUANTIDADE. 1 colher de chá de manteiga tem praticamente a mesma quantidade de quilocalorias que 1 colher de chá de margarina que tem a mesma caloria que uma colher de azeite mas a QUALIDADE dessas gorduras é completamente diferente. Isso se refletirá diretamente no seu corpo.
O processo de emagrecimento é consequência de mudança de comportamento, hábitos saudáveis, sem restrições, sem contagem de ponto. Fazer dietas dos pontos pode até piorar o quadro da pessoa, despertando uma relação ruim com a comida e possivelmente um transtorno alimentar.
Procure um nutricionista!