Skip to main content

Caseína antes de dormir: Vale ou não vale?

By 24 de outubro de 2017maio 4th, 2019Público Geral

Caseína é uma proteína obtida a partir do leite (SIM. DO LEITE) e que é muito utilizada como suplemento nutricional. Ao contrário do whey protein, a caseína possui absorção lenta, o que pode ser uma estratégia interessante dependendo do momento.

A resposta para a pergunta é SIM! Vale a pena! Quem nos mostra isso é a própria International Society of Sports Nutrition no seu posicionamento agora de 2017 sobre janelas metabólicas. Eles indicam que uma ingestão de caseína (entre 30 e 40 gramas) antes de dormir pode aumentar a síntese muscular, hipertrofia e força.

Por outro lado, Kinsey e colaboradores (2016) mostraram em um ensaio clínico que a ingestão de caseína antes de dormir não altera a oxidação de ácidos graxos. Ou seja, a “queima” de gordura noturna continua. Ela não para devido à presença de caseína no organismo, o que é ótimo.

Resumindo: caseína antes de dormir leva ao aumento da massa muscular enquanto mantém a oxidação de gordura corporal.

Entretanto, não tome caseína indiscriminadamente. Como já falei aqui antes, o período de alimentação é crítico para o sono pelo ritmo circadiano e a influência no sono, que são dois fatores que impactam também no ganho muscular. Procure um nutricionista para ele avaliar se você precisa de caseína e qual o melhor horário para você!

REFERÊNCIAS
KERKSICK, C. M. et al. International society of sports nutrition position stand: nutrient timing. Journal of the International Society of Sports Nutrition, v. 14, n. 1, p. 33, 2017.
KINSEY, A. W. et al. The Effect of casein protein prior to sleep on fat metabolism in obese men. Nutrients, v. 8, n. 8, p. 452, 2016.