Abacate não engorda e melhora a sua memória

By 18 de setembro de 2017setembro 13th, 2018Público Geral

O abacate é uma fruta cheia de surpresas! Começa sendo uma das únicas frutas que é composta majoritariamente de gordura e não de carboidratos, como as outras. Mas é gordura de qualidade! Mono e poliinsaturadas, essenciais para a saúde. Além disse ele é rico em inúmeros compostos bioativos, dentre eles a luteína.

A luteína é uma xantofila pertencente à classe dos carotenóides. Ela é capaz de chegar ao cérebro e agir nos neurônios, melhorando a cognição e a memória.

O mecanismo bioquímico pelo qual esses benefícios são atingidos ainda não está bem estabelecido, mas já é bem consolidado cientificamente que maiores níveis de luteína no corpo geram um melhor desenvolvimento cerebral.

Que tal incluir abacate na sua alimentação?

REFERÊNCIAS
LINDBERGH, C. A. et al. Lutein and Zeaxanthin Influence Brain Function in Older Adults: A Randomized Controlled Trial. Journal of the International Neuropsychological Society, p. 1-14, 2017.
JOHNSON, E. J. A possible role for lutein and zeaxanthin in cognitive function in the elderly. The American journal of clinical nutrition, v. 96, n. 5, p. 1161S-1165S, 2012.