Mindfulness auxilia na mudança de comportamento alimentar

By 21 de agosto de 2017maio 4th, 2019Nutrição com Evidência, Profissional de Saúde

Mais evidências surgem comprovando os benefícios do mindfulness como estratégia de mudança de comportamento alimentar!

Em termos simples, o mindfulness é uma abordagem na qual o indivíduo realiza suas atividades diárias com foco no que está fazendo: ou seja, se ele está almoçando, nada de ver televisão ou almoçar correndo. Ele trata também dos estágios de fome e dos tipos de fome (comer intuitivo).

O artigo de revisão de Warren, Smith & Ashwell saiu há pouco tempo e trata das evidências científicas do mindfulness na prática clínica. Esses pesquisadores nos mostram que o mindfulness sozinho não parece promover a perda de peso, mas ele é uma estratégia efetiva na mudança de comportamento alimentar. Isso porque ele acima de tudo possibilita ao indivíduo se conhecer e perceber a diferença entre a fome fisiológica e a fome emocional. Isso por si só já é um ganho e tanto na promoção da saúde, visto que a fome emocional é responsável por uma enorme parcela do que comemos (principalmente ultraprocessados e alimentos com baixa densidade nutriticional).

As evidências apontam que mindfulness associado a orientações nutricionais, reeducação alimentar e prática de exercícios físicos é uma das melhores abordagens na mudança de comportamento alimentar e no controle do peso.

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REFERÊNCIA
WARREN, J; SMITH, N; ASHWELL, M. A structured literature review on the role of mindfulness, mindful eating and intuitive eating in changing eating behaviours: Effectiveness and associated potential mechanisms. Nutrition Research Reviews, 1-12, 2017.