SERÁ QUE VEGETARIANOS CONSOMEM MAIS AGROTÓXICOS?

By 24 de junho de 2020junho 30th, 2020Nutrição com Evidência

Pesticidas, fungicidas e outros tipos de agrotóxicos são utilizados rotineiramente na agricultura. Em alguns países, como o Brasil, há uso exacerbado quando comparado a outros países. Isso faz com que alimentos de origem vegetal, como hortaliças e frutas, tenham uma concentração elevada de agrotóxicos.

Mas o que isso quer dizer? Que devemos deixar de consumi-los?
Que vegetarianos, por consumirem mais alimentos de origem vegetal, estão mais expostos a agrotóxicos?
A resposta é “não” para todas as perguntas.

Não se deve deixar de consumir hortaliças e frutas por elas possuírem agrotóxicos. De fato devemos, sempre que possível, dar preferência para alimentos orgânicos, biodinâmicos, ou pelo menos cultivados por agroecologia/agricultura familiar. Mas se isso for inviável, devemos continuar consumindo as hortaliças e frutas da agricultura convencional.
Isso porque esses alimentos são matrizes alimentares muitíssimo complexas e ricas, com muitos micronutrientes e compostos bioativos. Os benefícios ultrapassam os riscos!
Agora, quanto à segunda pergunta, vegeStarianos NÃO consomem mais agrotóxicos que onívoros. Apesar de consumirem mais produtos de origem vegetal, precisamos compreender um processo biológico chamado de bioacumulação.

Quando o agrotóxico é utilizado no cultivo de soja, por exemplo, parte dele é agregado nesse grão. A soja e seus subprodutos, como proteína de soja, chegam ao mercado para consumo direto com quantidade elevada de pesticidas.

Na pecuária, os animais são alimentados com ração feita majoritariamente de soja. Para a produção da ração, é utilizada quantidade alta de soja – portanto, a ração carrega consigo agrotóxicos. Considerando que ao longo da vida esses animais se alimentam de muitos quilogramas de ração, e que boa parte desses xenobióticos tem alta meia-vida, o animal acumula muito agrotóxico.
Em resumo, isso quer dizer que produtos de origem animal podem ter até mais agrotóxicos que os produtos de origem vegetal. Dessa forma, vegetarianos NÃO consomem mais agrotóxicos! Além disso, alimentos de origem vegetal devem ser a base da alimentação, mesmo considerando os pesticidas! Combinado?

Se você quer saber mais sobre vegetarianismo e como conduzir o atendimento clínico desses pacientes, conheça o nosso curso Avançado em Nutrição Plant Based e Vegetariana AQUI.

Referências
J Toxicol. 2018 Aug12;2018:3821797
CurrEnviron Health Rep. 2020 Mar 16
EnvironSciPollut Res Int. 2019 Oct;26(30):30980-30987
Food Chem. 2012 Dec 1;135(3):1873-93

Leave a Reply