VARIE A FORMA QUE VOCÊ PREPARA OS ALIMENTOS!

By 24 de abril de 2019maio 4th, 2019Nutrição com Evidência, Público Geral

Hoje quero falar com vocês sobre métodos de cocção. ????????????

Você sempre prepara os alimentos da mesma forma? Que tal dar uma inovada?

Vamos pegar como exemplo a carne ou o frango grelhado. Você sabia que aquela cor escura, torrada, nas carnes grelhadas são um problema para o organismo? Para isso ocorrer, é necessário que haja uma reação química entre um glicídio redutor e um aminoácido sob altas temperaturas, formando a cor amarronzada típica de carnes grelhadas (é chamada de Reação de Maillard). Há alguns estudos que sugerem que esses compostos formados causam danos à saúde se ingeridos em grande quantidade.

Mas não é só no frango grelhado que eles estão presentes. Pelo contrário. Eles estão em concentração absurdamente maior em produtos ultraprocessados: biscoitos, salgadinhos, enlatados, embutidos e outros.

E qual a solução?

É simples. Varie a forma de preparo dos alimentos! Pegando o frango como exemplo: em um dia coma peito de frango grelhado. No dia seguinte, frango ensopado com abóbora e chuchu. No outro, hambúrguer caseiro de frango. No outro, frango com quiabo. E assim por diante.

E, claro, reduza e/ou elimine os ultraprocessados da rotina.

Com essa alternância no método de cocção e a retirada dos ultraprocessados, a quantidade ingerida desses compostos que falei provavelmente não chegará a causar nenhum problema!

REFERÊNCIAS
GENKINGER, J M.; KOUSHIK, A. Meat consumption and cancer risk. PLoS Med, v. 4, n. 12, p. e345, 2007.

SHIBAO, J; BASTOS, D H M. Produtos da reação de Maillard em alimentos: implicações para a saúde. Rev. Nutr, p. 895-904, 2011

Leave a Reply