COMO O SONO IMPACTA NA SAÚDE?

By 22 de setembro de 2019 Nutrição com Evidência

O sono é um evento fisiológico diário e necessário à vida, mas que vem sendo negligenciado ao longo dos anos por conta do estilo de vida contemporâneo. Os dados epidemiológicos são assustadores: especula-se que de 10 a 20% da população sofra de insônia (JAMA. 2013;309(7):733). Como um fator que impacta diretamente na qualidade de vida, é extremamente necessário que busquemos melhorar o sono.

Mas como o sono impacta na saúde? Golem e colaboradores (2014) (Adv Nutr. 2014 Nov 14;5(6):742-59) mostram exatamente isso: como o sono – ou melhor, a falta dele – afeta diretamente vários aspectos da saúde e do estado nutricional. Alguns dos pontos mais importantes:

  • O sono afeta o metabolismo de carboidratos;
  • A falta dele gera maior ingestão energética e menor gasto energético;
  • Distúrbios do sono podem levar a ganho de peso excessivo;
  • Estão também associados ao desenvolvimento de doenças crônicas não-transmissíveis, como hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2.

Para explicar esses efeitos acima, é interessante ver os mecanismos propostos por Dashti e colaboradores (2015) (Adv Nutr. 2015 Nov 13;6(6):648-59), causados pela falta de sono:

  1. Alteração da secreção de leptina e grelina;
  2. Distúrbio no metabolismo do colesterol, aumentando LDL e reduzindo HDL.

Por fim, Liu e colaboradores (2014) (PLoS One. 2014 Mar 24;9(3):e92607), por sua vez, apontaram um outro efeito importante do distúrbio do sono: há aumento da proteína C reativa, especialmente nas mulheres. Isso é extremamente problemático, visto que a inflamação está no cerne do desenvolvimento de diversas doenças crônicas não-transmissíveis.

Dessa forma, percebam que o contexto trazido pela falta de sono é preocupante: um indivíduo com alterações no apetite, dislipidemia e inflamado. É um cenário favorável ao surgimento de obesidade e doenças cardiovasculares, por exemplo. Então espero ter atingido meu objetivo com o post de hoje: mostrar que sono não é apenas um “descanso” que pode ser ignorado. Sono é uma necessidade do organismo, sem o qual ele fica perturbado.

Leave a Reply

WordPress Lightbox Plugin