3 LIVROS DE BIOQUÍMICA QUE TODO NUTRICIONISTA PRECISA LER!

By 16 de maio de 2020junho 5th, 2020Nutrição com Evidência

Estudar bioquímica é fundamental para o Nutricionista e estudante de Nutrição, entender as vias metabólicas de nutrientes e conseguir melhorar seu atendimento clínico com embasamento, tendo segurança na hora de prescrever suplementos e de responder às dúvidas do paciente. 

A bioquímica na graduação geralmente é no início do curso e muitas pessoas acabam negligenciando a disciplina, e, depois acabam tendo dúvidas sobre o metabolismo de carboidratos, proteína e lipídios, de vitaminas e minerais. Mas, nunca é tarde para correr atrás e garantir esse conhecimento.

Além do curso de Bioquímica da Escola NBE que você pode conferir o conteúdo completo aqui:, eu vim compartilhar com vocês 3 livros de Bioquímica que eu considero excelentes:

 

  • Princípios de Bioquímica de Lehninger: já está na 7ª edição, e é considerado um clássico na área de bioquímica.  Indicado para estudantes e profissionais, Lehninger segue presente na bibliografia e nas grades curriculares de diversos cursos na área da saúde. 
  • Biodisponibilidade de Nutrientes – Cozzolino, Silvia: 5ª edição, é um manual bem extenso e completo, detalhando a digestão, absorção, o metabolismo, a excreção e interação de todos nutrientes, além de abordar fatores que melhoram ou diminuem a biodisponibilidade deles. Traz, ainda, capítulos que tratam do metabolismo de nutrientes em situações especiais, tais como cirurgia bariátrica e Síndrome de Turner.
  • Bases Bioquímicas e Fisiológicas da Nutrição: nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença – Cominetti, Cristiane e Cozzolino, Silvia  2ª edição, traz conteúdo sobre doença celíaca e outros distúrbios associados ao glúten, anemias, nutrição e doenças inflamatórias intestinais, intolerância à lactose e e microbiota intestinal. Informações que unem dois temas tão importantes da Nutrição: bioquímica e fisiologia, com conteúdo completo para estudar e se atualizar. 

Se você quer saber mais sobre esse tema e entender porque a Bioquímica é tão importante na nossa prática clínica, CLICA AQUI para assistir uma aula gratuita sobre as 10 razões para incluir Bioquímica nos estudos.

 

 

Leave a Reply