QUAIS SÃO OS INVESTIMENTOS NA CARREIRA QUE VALEM A PENA?

By 27 de novembro de 2019 Nutrição com Evidência

São muitos equipamentos de consultório, cursos de extensão, cursos de pós-graduação, capacitações… o que realmente vale a pena na carreira do nutricionista?

Muitas coisas são importantes, mas muitas delas são também de custo elevado. Acontece que ser importante é diferente de ser essencial. Precisamos ser concisos. Às vezes menos é mais.

Investimento essencial mesmo é balança, fita antropométrica, estadiômetro e adipômetro. Com esses quatro equipamentos você consegue realizar avaliação da composição corporal adequadamente, para fechar o diagnóstico nutricional. Equipamento de bioimpedância só se for tetrapolar, as outras são pouquíssimo fidedignas. E mesmo as tetrapolares possuem uma série de fatores de confundimento, um protocolo que precisa ser seguido que normalmente as pessoas não seguem e fatores corporais (como acúmulo de líquido intracorporal) que interferem no resultado final. Antropometria é superior e mais barata do que bioimpedância. Capacite-se em antropometria que você não perderá em nada para a bioimpedância.

Além disso, é importante ter em mente que boa parte da avaliação nutricional é feita na conversa, no exame físico e com exames bioquímicos, que não exigem instrumento específico. Exigem apenas você com uma folha em branco e aplicando o cuidado centrado no paciente, com escuta ativa e atento aos sinais e sintomas. Isso tudo, aliado à composição corporal, é que vai fazer você fechar um diagnóstico nutricional preciso.

Quantos aos cursos, avalie as ementas das aulas, o cronograma, o feedback de ex-alunos… é importante que o curso resolva seus problemas. É essencial que ele te dê prática clínica! Os fundamentos da clínica já são dados na graduação e estão em livros. Cursos de extensão e de pós-graduação devem fornecer ferramentas e habilidades práticas! Afinal, se for apenas para dar conteúdo teórico, você mesmo acessa artigos no Pubmed. Invista sim em sua formação, mas invista no que fizer diferença na sua carreira! Especialmente se você for recém-formado: cuidado com cursos que não vão te acrescentar na sua prática.

Os cursos aqui da nossa escola, por exemplo, apresentam conteúdo prático, com vários casos clínicos reais, e fornecem ferramentas e materiais de aplicação imediata no seu consultório. Eu elaborei todos eles pensando justamente em resolver esse problema que identifico há mais de dez anos nos cursos que existem por aí. Para entender como funcionam os materiais que fornecemos nos cursos, acesse gratuitamente a planilha mágica de atendimento com foco em emagrecimento.  Você vai compreender como nossos cursos são focados na prática clínica e baseados em evidências!

Leave a Reply