RECOMENDAÇÃO EXERCICIO E COVID-19

By 20 de maio de 2020 Nutrição com Evidência

Segundo as autoridades de saúde, incluindo a Comissão Nacional de Saúde da República Popular da China, a Organização Mundial da Saúde e os Centros dos EUA para controle e Prevenção de Doenças, uma das restrições impostas como  precaução para reduzir a transmissão do Covid-19 é  a recomendação de evitar a participação de atividades físicas e exercícios regulares ao ar livre, como em parques, praias e praças.

Sabemos que durante este período em casa, mudamos a nossa rotina e estamos adquirindo novos comportamentos e hábitos. Porém, é provável de que a nossa permanência prolongada em casa possa levar a comportamentos sedentários, por exemplo é provável que muitas pessoas passem mais tempo sentadas, porque diminuímos a nossa necessidade de locomoção de um lugar a outro, ou muitas pessoas podem ter reduzido a atividade física regular devido ao fechamento temporário das academias. Portanto, na literatura já encontramos evidências que comprovam a importância da continuidade ou início do hábito de realizar algum exercício físico como forma de manter-se saudável e manter a função do sistema imunológico durante este período de isolamento.

Devemos implementar exercícios seguros que sejam fáceis de adaptar para fazer em casa, assim garantimos e mantemos nosso condicionamento físico. Tais exercícios podem incluir alongamentos, subir e descer escadas, abdominais, flexões, etc. Além disso, exercícios de equilíbrio, por exemplo a yoga deve ser considerada pois auxilia a reduzir a ansiedade e necessita de pouco espaço físico, podendo ser praticada em qualquer lugar da casa e em qualquer momento do dia. Utilize a tecnologia a seu favor, existem muitos aplicativos gratuitos que disponibilizam aulas guiadas por profissionais e que ajudam a manter nosso corpo ativo e também nossa saúde mental durante este período difícil que estamos vivendo.

A recomendação é realizar pelo menos 30 minutos de atividade física moderada todos os dias para a manutenção da saúde. Em caso de dúvida por onde começar, procure uma orientação de um profissional da saúde, assim você garantirá uma execução segura dos exercícios. A atividade física é um dos pilares importantes para uma vida saudável, que une a saúde da mente e do corpo.

 

Referências:
J Sport Health Sci. 2020 Mar;9(2):103-104. doi: 10.1016/j.jshs.2020.02.001. Epub 2020 Feb 4. Wuhan coronavirus (2019-nCoV): The need to maintain regular physical activity while taking precautions. Chen P1, Mao L1,2, Nassis GP1,3, Harmer P4, Ainsworth BE1,5, Li F6.

Leave a Reply