BLW AUMENTA O RISCO PARA ENGASGO?

By 30 de outubro de 2019 maio 7th, 2020 Nutrição com Evidência

BLW é uma forma de introdução alimentar na qual o bebê guia a sua alimentação. Resumidamente, bem resumidamente, o BLW consiste em oferecer os alimentos inteiros ou em pedaços que o bebê consiga pegar com as mãos e, assim, ele mesmo levar o alimento à boca. Há uma variação do BLW na literatura chamado BLISS, mas a essência é a mesma. É uma prática com diversas evidências apontando benefícios, como ambiente alimentar adequado – com toda a família se reunindo nos horários das refeições (Matern Child Nutr. 2011 Jan;7(1):34-47); pode gerar menos ansiedade na mãe e menor tensão sobre a alimentação (Matern Child Health J. 2011 Nov;15(8):1265-71); pode levar a um melhor controle de apetite e saciedade no bebê (Pediatr Obes. 2015 Feb;10(1):57-66), dentre outros.

Apesar dos benefícios, muitas mães ficam com receio de aplicar o BLW por medo do bebê engasgar. O risco de engasgo, pelo que a ciência mostra, é MAIOR para líquidos do que para sólidos. Ou seja, purês e papinhas trazem mais risco do que BLW! Mas alguns passos devem ser seguidos no BLW para que esse risco seja realmente pequeno (Pediatrics. 2016 Oct;138(4)):

  1. Oferecer alimentos que tenham o comprimento maior que a mão do bebê;
  2. Sempre sentar o bebê na hora da alimentação;
  3. Não deixar o bebê comer sem supervisão;
  4. Evite oferecer alimentos que não sejam possíveis amassar no céu da boca com a força da língua;
  5. Evitar alimentos pequenos, como castanhas, uvas e sementes (mas em forma de pasta não há problema);
  6. Evitar oferecer maçã crua e pipoca;
  7. Evitar cortar os alimentos em formato de “moeda” (como cenoura, pepino etc).

Há mais recomendações, mas no geral essas são as de mais destaque. Com essas orientações, é possível entender que o BLW não aumenta o risco de engasgo mas sugiro que busque orientação com nutricionista. A escolha é da família. Cada história e rotina são únicas. Introdução alimentar é um momento mágico, cansativo, faz uma bagunça mas é cheio de descobertas, independência e sabores!

Quer saber mais sobre a minha visão do assunto? Assista esse vídeo!
Ou se quiser se aprofundar mais sobre Educação Nutricional e Introdução Alimentar, venha ser meu aluno no Curso online Nutrição Materno Infantil .

 

 

 

Leave a Reply