Atendimento Online do Cálculo a Prescrição dietética :Como será o novo mundo depois que o Coronavírus passar?

By 10 de junho de 2020agosto 20th, 2020Nutrição com Evidência, Video Aulas

Eu ainda me questiono, o que já mudou durante este período de isolamento? Pensando em trabalho, muitos aspectos mudaram. Mas será que para melhor ou pior?

Já começamos a viver um novo mundo. Agora, nós nutricionistas, podemos fazer nosso atendimento online. A #telenutrição trouxe novos desafios, e nós não devemos ser resistentes as ferramentas digitais de atendimento, muito pelo contrário, devemos explorar e usar elas a nosso favor.

Mas e se o paciente se mostrar resistente a esse tipo de serviço?

O Brasil é o 2º país no mundo que mais usa whatsapp. Existem diversos meios de tecnologia em saúde: e-mail, aplicativos, plataformas e softwares, mídias sociais e até mesmo ligações que podem e devem ser usados para fazer com que o paciente se sinta mais próximo, mais acolhido durante esse período.

Mas, e como avaliar a progressão do paciente? Como avaliar por exemplo, o estado nutricional do paciente a distância?

Diante dessas perguntas, eu preciso lembrar você a se questionar: quem é o meu paciente?

Estamos diante de uma nova doença, de uma pandemia, de um período de muitas incertezas e insegurança. O nosso paciente que era ansioso, provavelmente está mais ansioso ainda. Nunca se fez tão necessário um acompanhamento mais de perto, e a minha dica aqui é: envie mensagens personalizadas, todo mundo gosta e precisa se sentir especial. Use a sua criatividade para enviar mensagens que vão além de nutrição. Fale de comportamento, de dicas práticas do dia a dia, comente sobre alguma matéria nova que saiu na mídia, crie uma lista de transmissão com dicas para ex pacientes e pacientes atuais.

Quanto ao estado nutricional do seu paciente, procure guia-lo para o auto monitoramento. O paciente pode trazer dados importantes de como está se sentindo, por exemplo se a roupa está caindo melhor, o número do cinto, o peso na balança de casa. Existem diversas maneiras de vocês irem acompanhando o progresso ao longo das consultas, e é importante dar essa autonomia para o paciente. Lembre-se, estar disponível e tentar ao máximo acompanhar de perto faz muita diferença nos resultados do paciente.

Mas Annie, por onde começar?

Inicie estruturando seu atendimento. Tenha bem claro como realizar o diagnóstico, o cálculo e o cardápio do paciente. Você deve se sentir seguro na hora de prescrever e orientar. Eu gosto do uso das planilhas, não só me ajuda a visualizar tudo que foi realizado ao longo da consulta como auxilia na hora de mostrar aopaciente o que está sendo feito, de como eu cheguei ao planejamento da dieta.

Nas minhas planilhas de atendimento eu coloco tudo que eu preciso para facilitar e otimizar o tempo de consulta, como área de suplementos, receitas, ferramentas de educação nutricional…tudo organizado de uma forma que eu lembre o que foi enviado para cada paciente.

Todo meu material de atendimento eu disponibilizo para download na plataforma dos cursos NBE ACADEMY, meu objetivo é criar essa rede de apoio de profissionais, com cursos de atendimento e prática clínica e com um lugar destinado para trocar experiência.

Mais uma vez, muito obrigada pela presença de todos no Workshop, foi uma troca maravilhosa!! E, se você não conseguiu participar ou deseja assistir de novo, está salvo no meu canal do Youtube. CLICA AQUI para assistir!

Curte, comenta e compartilha!!

Leave a Reply